As gorduras INSATURADAS são o tipo de gordura que NÃO fazem mal ao organismo. São provenientes, principalmente, de produtos de origem VEGETAL. Além de transmitirem sabor aos alimentos, as gorduras participam do transporte e na absorção intestinal das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Devem ser consumidas em quantidade de acordo com o objetivo da dieta (bulk, cutt, manutenção etc).
A ingestão delas ajuda a diminuir os triglicérides (advindos de gorduras maléficas para o organismo). a taxa de colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial, e aumentam os níveis de colesterol bom (HDL), responsável por retirar o excesso de colesterol dos tecidos. Existem dois tipos de gorduras insaturadas:
-Monoinsaturada: este tipo de gordura apresenta apenas uma ligação dupla de carbonos. É encontrada em alguns alimentos, como o azeite de oliva, óleo de palma, abacate e amendoim.
-Poliinsaturada: este tipo de gordura apresenta mais de uma ligação dupla de carbonos. Alguns exemplos deste tipo de gordura são o Omega 3 (presente em peixes de água fria como o salmão, sardinhas, hareng etc; e no óleo de linhaça) e o Omega 6 (presente em óleo de girassol, de soja e em sementes oleagionsas).
As gorduras SATURADAS são um tipo de gordura maléfica para o nosso corpo. São provenientes de fontes de origem animal e, em altas quantidades, eleva os níveis de colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, e eleva o risco de problemas cardiovasculares.
É encontrada na maioria dos alimentos, entretanto alguns se mantém com alto teor de gordura do que os outros, por exemplo o frango que geralmente contém 1 grama de gordura saturada a cada 100 gramas e a carna vermelha que varia de 2 à 12 ou mais gramas de gordura dependendo da peça(acém, patinho, etc).
O importante é manter a quantidade minima de gorduras saturadas possíveis, e gorduras insaturadas na dosagem ideal.
Qual a dosagem diária recomendada de gorduras insaturada ou gorduras boas?
A dosagem varia com o biotipo e objetivo. Numa dieta de bulking uma boa quantidade diária seria metade do peso de massa muscular. Por exemplo.
Um individuo pesa cerca de 80 kgs com aproximadamente 12% de BF(gordura corporal). Podemos CONSIDERAR que o mesmo indivíduo com o bf mais baixo, aproximadamente 8% pesaria em torno de 75 quilos, ou seja, uma boa quantidade de gordura insaturadas a serem consumidas diariamente para esta pessoa seria de 35-40 gramas.
As dosagens podem ser mais altas quando há diminuição dos carboidratos, tudo entra em sinergia. Seu treinador ou nutricionista deverá montar uma estratégia que melhor se enquadre a seu biotipo, de forma que não estravasse o saldo calórico.
Há um terceiro tipo de gordura: a gordura TRANS, gordura vegetal que recebe esse nome porque passa por um processo de hidrogenação industrial. É a transformação do óleo vegetal em gordura sólida, transformada em trans.
Outro tipo de gordura maléfica ao organismo, sua ingestão aumenta os riscos de ocorrências de doenças coronárias, obesidade, diabetes, inflamações, câncer de mama etc.
É muito encontrada em alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, biscoitos, hamburgueres prontos, entre outras fontes.
Portanto, deve se evitada ao máximo.
Em quantidades adequadas, as gorduras são fortes aliadas na prevenção de algumas doenças, são fontes de energia (cada grama de gordura equivale a 9 calorias) e de vitaminas e ácidos graxos essenciais. Para saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, atente-se na tabela de informação nutricional contida no rótulo da embalagem, e evite lixos como bolos, doces, alimentos de pacote industrializados, biscoitos e sorvetes. Seja inteligente, seja insano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário